Sobre: Ser sustentável.

Eu confesso: Adoro o conceito, acho super cool, mas nem de longe pratico como deveria. Faço mesmo a pontinha do iceberg que é separar o lixo. Entrando mais a fundo sobre o assunto, lendo outros blogs cheguei a conclusão que separar o lixo não me faz uma pessoa quase nada sustentável, por isso trouxe algumas dicas aqui que eu pretendo colocar em prática, em breve. E se você assim como eu quer se juntar a esse pequeno passo e ajudar o planeta fazendo a sua parte, a gente pode espalhar a noticia pro mundo e mudar o rumo de tudo (trabalho de formiguinha.) Não produzir lixo, parece impossível mas um pouco de planejamento, mudança de habito e claro força de vontade, da pra trazer essas dicas para sua vida.

Reutilizar é um dos princípios para produzir menos lixo.

tumblr_lmtpgjYqDr1qb0glco1_500foto

Bom, depois de muito ler e estudar o que precisamos fazer para colocar a esse estilo de vida funcionar, cheguei a essa lista: (simples e super possível.)
obs.: serve -para mim- como lembrete e pra quem quiser começar e está perdida.

1. Reduzir desperdício (mas essa parece moleza, né?)

Nesse caso vale tudo: comida, luz, água (você já pararam pra pensar em quanta comida a gente joga fora, naquela luz que a gente deixa acessa, eu detesto casa escura, por isso esse desafio aqui para mim vai ser de fato algo que preciso estar me lembrando o tempo todo, até que vire um hábito. Nesse caso, você precisa ver onde desperdiça mais e tentar reduzir. É simples, vai.

2. Reduzir compras

De comida: para evitar desperdício. ✔
De roupas e tralhas: somente o necessário, use e abuse da nova onda mimimalista que vale super a pena. E caso você não resista, passe pra frente, mas não jogue fora. Doe, venda para os brechós, contribua para o consumo de segunda mão que tem muita coisa boa. Comprar roupas e acessórios de 2ª mão e, se novos, de marcas que produzam localmente, sem tecidos sintéticos e tenham consciência ecológica.

3. Descartar corretamente. 

(pelo menos o orgânico, eu separo)
Separa o que é orgânico, e o que é reciclável: tem vários tipos de materiais recicláveis, por exemplo, caixas de papelão e pilhas/baterias tem que ter destinos diferentes. Se a gente faz o samba do criolo doido dentro de casa, os lugares adequados não podem reaproveitar nossas sobras.

4. Usar reutilizáveis ao invés de descartáveis. 

toalha, guardanapo de pano, talheres, copos, sacolas ecobag e saquinhos de pano, tem uma infinidade de trocas que a gente pode fazer, inclusive na rua. Monta um kit emergência (com sacola de pano para mercado, copinho e guardanapo de pano para restaurante).

5. Comprar menos coisas com embalagens a não ser que seja 100% reciclável. 

Uma solução é optar pelas opções a granel (esse tipo de consumo ajuda a evitar o desperdício e além do mais: alimentos são bem mais frescos.)

6. Parar de usar coisas não-recicláveis.

Tipo esponja de cozinha, escova de dentes, plásticos adesivados, papéis engordurados, absorventes femininos descartáveis, isopor, tetrapak.
Tem vários lugares com dicas para substituir esses itens, e confesso que esse vai ser mais dificil que o kit de emergencia.

8. Usar produtos naturais, artesanais e, de preferência, feitos localmente.

Vale pesquisar o que é feito na sua cidade, desde produtos de limpeza a cosméticos.

9. Ter uma composteira doméstica para todo lixo orgânico.

(tem um link para externo para você ver como fazer.)

10. Aprender a dizer não aos guardanapos, canudos, cupons fiscais, sacolinha de mercado, etc.


Simples, né? mas esses hábitos exigem força de vontade para evoluir.

Tentei marcar alguma coisa que eu já esteja fazendo, mas no fim da lista estou morrendo de vergonha. Planeta, juro juradinho que farei um esforço para te ajudar. E gente, isso essa lista reúne algumas coisas que podemos fazer, mas tem muito mais por ai. Compartilhem comigo, o que vocês fazem para contribuir para esse mundo mais sustentável. Beijinhos- adiantado. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s