Guia básico para decorar – sala de estar e sala de jantar

Preciso falar uma coisa antes de inciar esse post, se você quer guiar sua obra a palavra chave é: teste tudo! Fita crepe/adesiva e trena são suas aliadas indispensáveis nessa jornada. 

Nas plantas mais atuais, nós temos que lidar com um espaço reduzido de sala de estar e jantar, normalmente está tudo alocado em um belo retângulo 3d e você quase fica desesperada pra saber como vai solucionar o perrengue todo, não é? Quando pego um projeto, as vezes dá um nó. (caso sua planta já venha com espaço especifico para as duas salas é mais simples, pule a dica 1 e o resto funciona igual). Mas vamos lá:

meta-coleman-living-room-2-680x850foto 

Sala de jantar. 

Não tem mistério.

Item básico: mesa de jantar e cadeiras.
Item bônus (caso tenha espaço): aparador e estantes.
O importante na hora de posicionar todos os móveis é pensar na sua rotina, para que aquele espaço é utilizado e qual a frequência que você fica nele. A coisa mais importante (ou uma das) para que a gente consiga uma casa funcional é a circulação, não tem jeito, uma casa que não tem espaço para você se locomover de um lado para o outro sem conforto, tá errado.
Como estabelecer o tamanho da mesa: É uma conta simples: A medida da parede inteira- espaço das cadeiras. O indicado é que as cadeiras tenham um espaço de 60 cm entre a parede/ móvel e a cadeira para a pessoa poder sentar e utilizar a mesa confortável, em alguns casos + circulação de 60 cm. Algumas pessoas abrem mão dessa circulação minima para poder colocar uma mesa maior ou mais cadeiras. NÃO É RECOMENDADO (você faz na sua casa o que bem entender, se quiser amontoar tudo vai lá e faz) mas quando a gente fala em um ambiente confortável e bacana de se viver a gente fala em móveis que cabem no ambiente. Mesa redonda utiliza muito espaço, você tem que considerar o diâmetro da mesa mais a circulação, então se sua sala for pequena e você quer muitos lugares dispense essa opção. Para você ter noção de quantos lugares a mesa pode ter, é só calcular em média 50/60 cm por pessoa e bato na tecla: circulação é vida. Aliás, falando nela, circulação minima para qualquer coisa: 60 cm, a minima da minima, ok? qualquer coisa menos que isso é pedir pra atiçar o stress durante o dia-a-dia.
Caso vá utilizar aparador: 45 cm de profundidade atende as necessidades gerais para sala de jantar. Lembrando que você precisa ter em mente o que vai colocar nele por exemplo ou se ele serve apenas como peça complementar e decorativa.

c7790cae8f093491a147a435a8ba07b6

d27334d063c18c773427a47322d369e3pinterest

Sala de estar, 

Item básico: sofá, rack, tv e acessórios. 
Item bônus (caso tenha espaço): mesa de centro e mesas laterais.
Se você é daquelas que ama uma netflix e passa o final de semana inteiro no sofá, ele é o item mais importante e queridinho desse ambiente.Então, conforto é tudo. Se sua sala não te permite ter um sofá com profundidade grande, pode optar pelos retrateis. O importante é que ele atenda sua necessidade, te deixe confortável e caiba na sala, nesse caso não existe medida correta, lembrando que precisamos de circulação entre o sofá e o rack da tv. A parede que você utilizar o sofá pode ser a mesma que você definiu por a mesa de jantar, tudo é questão de teste, o que você precisa priorizar sempre é circulação, quando eu digo circulação não é você colocar obstáculos na sua casa e fazer o caminho de um ambiente para o outro labirintos que precisa ficar dando voltas no móveis, o acesso entre os ambientes tem que ser objetivos, quanto mais lineares forem, melhor. Se você tem pouco espaço entre o rack e seu sofá, é simples: dispensa a mesa de centro.
Para fazer o teste que todos os móveis dos seus sonhos vão caber na sua casa faça o teste utilizando fita crepe, é simples, reproduza o tamanho deles no chão e faça o teste da circulação, se pra você ficou ideal, a solução é boa.
Cadeiras e poltronas são sempre bem vindos, então se na sua sala não tiver muitos lugares opte por utilizar cadeiras como mesa de canto, por exemplo.
A mesa de centro você utiliza caso seu espaço de circulação entre a tv e o sofá seja suficiente para você não ficar tropeçando nos móveis, deixe pelo menos 60 cm de distancia entre o sofá e a mesa de centro e mais 60 cm entre a mesa de centro e o rack, na pratica a gente arrisca até uns 50 cm, no minimo do minimo, menos que isso sem chance, mas já vou avisando: não é indicado, por isso, faça sempre o teste da fita crepe e não fique com duvidas.

e481286ff223d153aea98e49656f3021Ana Spiro

Itens decorativos. 

Se existem algumas coisas que vão mudar a cara da sua sala é:
Tapete – ta ai um item que muda completamente nosso ambiente, quer aconchego, é item na certa. Não existe casa com cara de aconchegante que dispense um tapete.
Flores e plantas – Para quem quer vida dentro de casa, essa aposta é certa e além disso as flores dão um ar colorido e alegre, não tem como errar.
Quadros – solução criativa, rápida, pratica para mudar agora sua casa, qualquer lembrança a gente pode fazer um quadro, pega uma eco da sua ou um ingresso de uma experiencia especial e emoldura, você nem precisa gastar muito, nesse quesito é indispensável ter criatividade.
Cor e estampas nos móveis – confesso que essa opção é a minha preferida, primeiro porque acho que a brincadeira que você pode fazer na decoração é infinita, as combinações que você pode criar vai definir a cara da sua casa.
Cores nas paredes – eu confesso que sou mais adepta a base branca e brinco com o resto porque acho mais fácil mudar quando enjoar, mas tacar cor na parede muda o ambiente.
Livros, vasos, enfeites vão dar o check mate para você ter a sala dos sonhos.

d268eba3798db54b16f50e584c2d9690Ana Spiro

081c0a0969c386277062d29b27093e5aAna Spiro

5680544805141f2c1f9255e5d28f81b4pinterest

Espero que tenham gostado das dicas e que tenha sido uteis par vocês, me contem aqui embaixo nos comentários o que mais gostariam de saber. Beijinhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s